tabua queijos

A primeira coisa a se fazer é escolher os queijos de sua preferência. Não é preciso ter queijos de todos os tipos, é importante escolher queijos de sabores e texturas diferentes, dos suaves aos mais fortes e variar no formato e tamanhos para diferenciá-los na tábua.

Para acompanhamento dos queijos escolha itens com sabor sutil para não mascarar o ingrediente principal. Seguem algumas sugestões:

Pães: baguetes, pães italianos, pães pretos e outros especiais. Apenas cuide com as torradas para que não estejam queimadas (o sabor amargo inibe o paladar).

Frutas: as mais indicadas são maçã, uva, figo, pêras e kiwi. Evite frutas muito ácidas (limão, abacaxi) e as muito doces. As frutas são ótimas acompanhantes para queijos cremosos de mofo branco.

Patês: sirva patês à base de queijo, acompanhados de ingredientes como salsinha, páprica, ervas.

Frutas secas: as frutas oleaginosas como noz, castanha de caju, amêndoa e avelã são bons acompanhamentos. Uvas passas, damasco, ameixa e figo combinam muito com  queijos principalmente os duros, como parmesão e pecorino.

~

Sugestão para a quantidade de queijo na tábua:

Calcula-se em média 200 a 250 gramas de queijo por pessoa. Caso seja aperitivo, 100g por pessoa é o suficiente. Caso tenha uma boa variedade de pães, frutas e patês, a quantidade de queijo pode ser menor.

Para os vinhos, calcule  meia garrafa por pessoa, com a proporção de 70% tintos e 30% brancos.

Vamos aos queijos:

Queijos macios: como gouda, estepe, itálico, emental, gruyère – 40%

Queijos maduros: como parmesão, peccorino, prima dona – 30%

Queijos de casca branca: como brie, camembert – 20%

Queijos de mofo azul: como stilton, roquefort, gorgonzola – 10%

~

Na montagem da tábua, tenha cuidado para que os sabores não se misturem. Quanto à disposição, coloque de preferência os queijos mais moles no centro da tábua.

Uma boa decoração é bem vinda e o resto é por conta da alegria!

Enviar Post





Envie este post por email!